Razões pelas quais seu site precisa de otimização de mecanismo de pesquisa

Razões pelas quais seu site precisa de otimização de mecanismo de pesquisa

Julho 2, 2021 0 Por tocadigital

Os consumidores de hoje confiam nos motores de busca para ajudá-los a encontrar de tudo, desde recomendações de restaurantes a fornecedores de software e muito mais.

Isso significa que, independentemente do que sua empresa oferece, seu público-alvo provavelmente está procurando produtos ou serviços como o seu em mecanismos de pesquisa como o Google.

E se quiser atraí-los para o seu site, você precisa da otimização para mecanismos de pesquisa e saber como criar site utilizando essas estratégias.

Mas se você passou muito tempo pesquisando suas opções com marketing digital, provavelmente já ouviu isso antes.

Depois de aceitar isso, porém, a próxima pergunta lógica é como fazer a otimização do mecanismo de pesquisa.

É por isso que nesta página explicaremos exatamente o que torna o SEO tão importante, bem como algumas técnicas de otimização de mecanismo de pesquisa e ferramentas de otimização de mecanismo de pesquisa que você pode usar para aumentar sua visibilidade online.

Uma introdução ao SEO

A otimização do mecanismo de pesquisa, ou SEO, é uma estratégia para melhorar a classificação do seu site nos resultados do mecanismo de pesquisa.

Envolve identificar quais palavras-chave e frases seu público-alvo usa ao procurar produtos ou serviços como os seus e, em seguida, trabalhar para obter uma boa classificação para essas pesquisas.

Claro, esta é uma explicação simplificada – e você pode verificar nosso recurso sobre “o que é SEO ” para uma análise mais aprofundada da otimização de mecanismos de pesquisa.

8 razões pelas quais seu site precisa de otimização de SEO

Hoje, o SEO é uma parte essencial de qualquer estratégia de marketing eficaz.

Mas, para ilustrar totalmente sua importância, vamos examinar alguns dos motivos pelos quais você deve otimizar seu site.

Isso pode ajudá-lo a construir sua marca

Embora o branding seja frequentemente considerado uma estratégia de marketing mais tradicional, enquanto o SEO se enquadra firmemente na categoria digital, os dois envolvem etapas semelhantes.

Construir uma marca  requer considerar o que você oferece e o que os outros dizem sobre isso.

Construção de marca

E quando você olha para as etapas envolvidas na otimização de um site, os fatores são semelhantes. Você precisa criar um conteúdo que esteja de acordo com as necessidades e interesses do seu público e, em seguida, encontrar maneiras de obter links para esse conteúdo de outros sites.

Se você mantiver essa relação em mente ao desenvolver sua estratégia de SEO, poderá selecionar palavras-chave e criar conteúdo que esteja de acordo com a imagem que deseja que sua marca tenha.

Então, sua presença online refletirá sua marca ideal – e ajudará você a estabelecê-la com seu público-alvo.

Um site otimizado obtém mais tráfego

Superficialmente, o objetivo da otimização de SEO é melhorar a classificação do seu site nos resultados de pesquisa.

Mas, além disso, o objetivo de alcançar classificações elevadas é atrair mais tráfego – e, idealmente, converter esse tráfego em clientes e leads.

E caso você esteja se perguntando, funciona.

SEO não exige que você pague por espaço de anúncio

Uma das maiores vantagens do SEO é que não envolve o pagamento por espaço publicitário.

Considere como as campanhas de anúncios tradicionais operam.

Você determina o local em que deseja que sua marca apareça, seja em um determinado canal de TV ou estação de rádio, ou nas páginas de uma revista ou jornal.

Em seguida, você paga a empresa que possui essa mídia pela veiculação. Você pode pagar para que seu anúncio seja veiculado por um determinado período de tempo ou dentro de um determinado número de edições. Assim que esse período termina, seu anúncio para de ser exibido – e para de gerar resultados para o seu negócio.

Ajuda o seu público-alvo a encontrar o seu site

O SEO pode ajudar sua empresa a chegar ao seu público-alvo enquanto eles procuram ativamente por informações.

E considerando o quão comum é para os consumidores usarem mecanismos de pesquisa para encontrar informações sobre produtos e serviços, esta é uma grande oportunidade.

Na verdade, 62% dos consumidores  recorrem primeiro aos mecanismos de pesquisa quando desejam saber mais sobre um novo negócio, produto ou serviço – e 41% os utilizam quando estão prontos para comprar.

Além disso, o SEO é uma ótima maneira de melhorar a experiência geral que seu público-alvo tem com sua marca. Quando você cria conteúdo que está de acordo com as necessidades deles e o torna facilmente acessível em um site amigável, você posiciona sua empresa como um recurso útil.

Finalmente, conforme você trabalha na otimização do seu site, é fácil monitorar e medir seus resultados o que significa que você nunca terá que se preocupar se está alocando seu orçamento de marketing digital de forma eficaz.

Portanto, se você está se perguntando por que seu site precisa de otimização para mecanismos de pesquisa, a resposta é clara: é uma das melhores maneiras de atingir seus objetivos de marketing.