Dicas para ter sucesso com seu e-commerce

Dicas para ter sucesso com seu e-commerce

Maio 26, 2021 0 Por admin

Abrir uma empresa de comércio eletrônico é relativamente fácil e menos caro. No entanto, com uma taxa de falha de aproximadamente 80%, administrar uma loja online de sucesso é mais fácil de falar do que fazer. A falta de tráfego relevante é um dos principais motivos pelos quais a maioria das empresas de comércio eletrônico não decola. Felizmente, o blog pode ajudá-lo a gerar toneladas de tráfego em relativamente menos tempo, se feito da maneira certa.

As estatísticas mostram que as empresas que blogam recebem 97% mais links para seus sites em comparação com as que não o fazem. No entanto, o blog de comércio eletrônico não apenas ajuda a atrair tráfego para seu site, mas também ajuda a desenvolver o conhecimento da marca, tanto online quanto offline.

Com o aumento do envolvimento do cliente, você pode gerar mais vendas e obter mais lucros. Infelizmente, sem uma estratégia adequada , mesmo os blogs de comércio eletrônico mais promissores e inovadores acabarão desaparecendo e fracassando.

Aqui estão algumas dicas de blog de comércio eletrônico que o ajudarão a gerar um melhor engajamento do cliente, transformando sua loja online em um sucesso financeiro.

O objetivo final de sua estratégia de blog de comércio eletrônico é chamar a atenção de seu público-alvo. Portanto, você precisa saber o que seu público-alvo deseja ler antes de começar a blogar. Normalmente, existem dois tipos de público-alvo: clientes existentes e clientes potenciais.

Clientes-alvo potenciais

A maioria dos clientes em potencial acabará no seu blog por meio de pesquisa online (classificação do mecanismo de pesquisa do Google) ou diferentes plataformas de mídia social, como Twitter e Facebook. Esses clientes estão gostando de suas postagens, embora não as considerem atraentes o suficiente para comprar seus produtos. Portanto, encontre maneiras de torná-lo melhor. Ao escrever para clientes em potencial, pergunte-se o seguinte:

plataforma de marketing digital
  • Que valor e informações essenciais o conteúdo oferece aos meus clientes?
  • Qual problema minhas postagens estão resolvendo?
  • O que estou oferecendo que os outros não estão?
  • Que perguntas meus clientes em potencial provavelmente farão?
  • Estou compartilhando links, imagens e vídeos suficientes por meio de minhas postagens?

Clientes Existentes Alvo 

Os clientes existentes são aqueles que já fizeram pelo menos uma compra em seu site. É provável que gostem de suas postagens, então continue compartilhando um tipo de conteúdo semelhante. Você também pode compartilhar postagens sobre produtos que podem ser combinados com produtos mais vendidos.

Criar uma Persona de Comprador

Uma tática que a maioria das empresas de comércio eletrônico usa é desenvolver uma persona com base em pesquisas de mercado e dados sobre clientes existentes para gerar melhores postagens em blogs. Uma plataforma de marketing digital, também pode te ajudar com o crescimento do seu e-commerce, além de poder  proporcionar muito mais facilidade nas análises necessárias.

Com base na persona, você pode determinar onde concentrar seus esforços de blog, pois ele fornece percepções detalhadas sobre as preferências e necessidades do cliente.

Normalmente, dois pontos-chave devem ser reconhecidos ao desenvolver uma persona.

  • Dados demográficos do cliente, como idade, sexo, localização geográfica e escolaridade, entre outros.
  • Atividades do cliente (padrão de comportamento) em vários canais, como seu site, janelas de chat ao vivo, plataformas de mídia social, dispositivos móveis e e-mail.

Essas medidas o ajudarão a fortalecer sua estratégia de blog de e-commerce mais do que nunca.

Seja criativo com ideias de tópicos

Não é nenhum segredo que o blog é a ferramenta de marketing de conteúdo mais poderosa para negócios online. Porém, ter ideias novas de conteúdo para o seu blog de comércio eletrônico pode ser um desafio. Embora você seja um especialista em seu nicho, às vezes você pode ter dificuldade para apresentar ideias de tópicos exclusivas. Veja como você pode superar esse desafio:

Destaques do produto

Embora a descrição do produto possa fornecer informações detalhadas sobre um determinado item, muitas vezes falha em instigar os consumidores em potencial a comprar o produto. No entanto, se você compartilhar histórias dos bastidores (destaques do produto) de seu produto, seus leitores podem se sentir encorajados a comprar o item. Adicionar um cupom de desconto no final dessa postagem pode levar o envolvimento do cliente um passo adiante.

Prenda seus leitores com um título cativante

A pesquisa mostra que os humanos tiveram um período médio de atenção de 8,25 segundos em 2015. Como resultado, apenas 4 por cento das visualizações de página duraram mais de 10 minutos. Portanto, é provável que a maioria dos leitores se desvie de sua postagem se seu título não for intrigante o suficiente. Resumindo, seu título ou manchete é o que faz seus compradores potenciais lerem, compartilharem e comentarem em sua postagem de blog.

Foco em recursos visuais

O conteúdo visual pode certamente gerar melhor engajamento em comparação com o conteúdo escrito. As estatísticas mostram que as postagens de blog com imagens ou visuais obtêm 94% mais visualizações. É provável que essa tendência aumente à medida que o número de pessoas acessando a Internet a partir de seus dispositivos móveis continua aumentando. É por isso que você precisa incluir recursos visuais em seus artigos de blog sempre que possível.

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Você pode incorporar imagens, vídeos, GIFs, infográficos e capturas de tela em suas postagens, principalmente se quiser dar ao seu público um vislumbre de como seu produto ou serviço funciona.

No entanto, você deve usar apenas recursos visuais de alta qualidade que ressoam com seu conteúdo, porque visuais mal projetados provavelmente causam mais danos do que benefícios. Quando se trata de visual, layout e qualidade contam tanto quanto qualquer outro tipo de conteúdo.

Crie sua lista de assinantes

O marketing por email é uma das melhores formas de gerar vendas, principalmente para lojas online. As estatísticas mostram que o e-mail é 40 vezes mais eficaz para atrair clientes do que o Facebook ou o Twitter. Em outras palavras, se feito da maneira certa, seu blog de e-commerce pode ser usado para construir uma lista de assinantes dedicada. Isso permitirá que você construa um forte relacionamento pessoal com seus clientes em potencial, pois eles poderão ouvi-lo uma vez por semana por e-mail.

Para construir sua lista de e-mail:

Ofereça bônus pós-específicos, como um e-book, vídeo, e-curso gratuito ou até mesmo uma versão para impressão ou download de seu infográfico ou postagem inteira.

Use um plug-in de bloqueio de conteúdo para ocultar uma parte de sua postagem e peça aos usuários que se inscrevam para ler a postagem completa.

Coloque um formulário de inscrição no final das postagens do blog ou na barra lateral. Não se esqueça de contar aos seus clientes em potencial sobre os benefícios de se inscrever.

Na seguinte postagem do blog, a Shopify incentiva seus clientes em potencial a se juntarem a mais de trezentos mil empresários que já se inscreveram. Esta é uma das muitas maneiras de persuadir seus clientes em potencial a se inscreverem.

Os blogs são uma ótima ferramenta de marketing de conteúdo para empresas de comércio eletrônico. Ele permite que você gere uma base de clientes dedicada, crie sua lista de e-mail e crie consciência de marca.

No entanto, criar novas postagens em um blog é um grande desafio. É por isso que você precisa aprimorar suas habilidades de escrita, possuir seu nicho e compreender as necessidades de clientes em potencial. As dicas acima o ajudarão a manter um blog de comércio eletrônico sem esforço.