Dica de design de produto digital inovador

Dica de design de produto digital inovador

Outubro 8, 2020 0 Por tocadigital

Quer você seja um designer, desenvolvedor, gerente de produto, gerente de programa, gerente de marketing ou gerente de projeto, é essencial entender (e ter um guia de referência para) o processo de desenvolvimento de produto para criar seu melhor trabalho.

O que é design de produto?

O design do produto é o processo de identificar uma oportunidade de mercado, definir claramente o problema, desenvolver uma solução adequada para esse problema e validar a solução com usuários reais.

Ao pensar sobre produtos ou recursos, os designers devem entender os objetivos do negócio e ser capazes de responder às seguintes perguntas primeiro:

  1. Que problema estamos resolvendo?
  2. Quem tem esse problema?
  3. O que queremos alcançar?

O processo de design é uma série de etapas que as equipes de produto seguem durante a formulação de um produto do início ao fim. Ter um processo sólido e bem estruturado é essencial por dois motivos: ajuda a manter o foco e a cumprir o cronograma.

Embora seja impossível fornecer um processo de design universal que se adapte a todos os projetos, ainda é possível descrever um fluxo geral para o design de novos produtos. Esse fluxo inclui as seguintes etapas:

  1. Definindo a visão do produto
  2. Pesquisa de produto
  3. Análise do usuário
  4. Ideação
  5. Projeto
  6. Teste e validação
  7. Atividades pós-lançamento

Definir visão e estratégia do produto

Uma das fases mais importantes do design do produto é realmente realizada antes mesmo de o processo de design começar. Antes de começar a construir um produto, você precisa entender seu contexto de existência. É o momento em que a equipe de produto deve definir a visão e a estratégia do produto. Todo projeto de design precisa de uma visão de produto que defina a direção e oriente a equipe de desenvolvimento do produto por exemplo, objetos para festas ou reuniões corporativas e caneca de faculdade, o design depende da equipe e também do cliente. A visão captura a essência do produto as informações críticas que a equipe do produto deve saber para desenvolver e lançar um produto de sucesso.

Proposta e valor

A proposição de valor mapeia os principais aspectos do produto: o que é, para quem se destina, quando e onde será usado. A proposição de valor ajuda a equipe e as partes interessadas a construir um consenso sobre qual será o produto. Para um novo produto, uma equipe de produto normalmente começa escrevendo um futuro comunicado à imprensa anunciando o produto acabado. Esse comunicado de imprensa descreve, de forma simples, o que o produto faz e por que existe. Como acontece com qualquer outro comunicado à imprensa, o objetivo é explicar ao público o que é o produto (ou novo recurso) e por que ele é importante para eles. O comunicado à imprensa deve permitir que cada membro da equipe tenha uma visão do futuro produto.

Dicas:

  • Não ouça apenas os usuários; observar seu comportamento
    O que as pessoas dizem pode ser diferente do que as pessoas fazem. Tanto quanto possível, observe o que os usuários fazem para realizar suas tarefas.
  • Minimize a interferência
    Ao estudar o uso natural de um produto, o objetivo é minimizar as interferências do estudo para compreender o comportamento o mais próximo possível da realidade.

Conclusão

A coisa mais importante a lembrar ao projetar produtos é que o design é para pessoas . Para projetar produtos excelentes, você deve fornecer os recursos certos, com a experiência de usuário certa para as pessoas certas. Assim, defina seu público-alvo, pesquise seus problemas e, por fim, concentre-se na construção de um produto que resolva esses problemas!