Como economizar energia com a automação residencial

Como economizar energia com a automação residencial

Março 22, 2021 0 Por tocadigital

A automação residencial pode facilitar a sua vida, mas, acima de tudo, pode ajudá-lo a economizar energia tanto quanto possível. Aliás, alguns arquitetos já oferecem soluções de automação residencial ecológica em novos edifícios, onde a ecologia e a tecnologia se combinam harmoniosamente.

Em primeiro lugar, você deve saber que o termo automação residencial deriva da palavra latina “domus”, que significa “casa”, e a terminação – “tica” deriva de robótica, ciência da computação e telemática e, portanto, oferece um acréscimo ao casa. A automação residencial é geralmente definida como as técnicas e novas tecnologias utilizadas para automatizar a casa e os dispositivos que a constituem.

Os termos automação residencial e casa inteligente são usados ​​como sinônimos, pois se referem à mesma coisa. Ambos os termos são usados ​​para a integração de tecnologias e serviços a fim de melhorar a vida das pessoas em uma casa.

A automação residencial de segunda geração é aquela que vem com conexão à internet, o que abre muitas outras opções, como o controle remoto de aparelhos. Esses dispositivos também são capazes de coletar e analisar dados, o que significa que podem tomar as decisões certas com base no conhecimento adquirido. Por exemplo, você pode aquecer  a casa com mais eficiência se o sistema detectar que não há ninguém nesse local e, portanto, se desligar automaticamente. Esses dispositivos agora são considerados “inteligentes” e, se usados ​​para automatizar a casa, é criada uma “casa inteligente”.

Conselhos para economizar energia elétrica com a automação residencial

Mas então, como você consegue economizar energia com a automação residencial? Vamos te dar algumas dicas com as quais você pode economizar energia em sua casa inteligente.

Automação residencial no aquecimento

Se você controlar a temperatura dos dispositivos inteligentes da sua casa, você economiza muito na conta de luz. Graças aos sensores de temperatura dentro e fora da sua casa, bem como aos sensores de alguns dispositivos como o congelador, aquecedor, etc., pode controlar constantemente a temperatura destes aparelhos. Alguns deles permitem até que você desligue o aquecimento de uma sala se a janela estiver aberta ou até controlá-los através de um aplicativo no seu celular. 

Economizar na iluminação

De uma maneira parecida ao aquecimento, você pode usar sensores para determinar se é realmente útil deixar uma luz acesa em uma sala. Desta forma, você pode evitar o consumo de energia elétrica quando ninguém está em casa ou naquele cômodo.

Na cozinha

A maioria dos eletrodomésticos podem ser inteligentes, para que possam facilitar o seu dia a dia e oferecer maior conforto. Por exemplo, uma geladeira inteligente pode ser equipada com uma tela sensível ao toque que mostra uma imagem de seu conteúdo, sugere receitas, permitindo ainda criar uma lista de compras ou comprar online.

Atividades de lazer

Além de economizar energia, graças ao sistema de automação residencial, você também pode relaxar ouvindo as notícias no chuveiro ou assistindo a receitas diretamente na cozinha. As possibilidades são quase ilimitadas hoje, com a ampla gama de dispositivos inteligentes disponíveis.

Vantagens de usar a automação residencial em casa

Entre as muitas vantagens de utilizar a automação residencial na gestão de energia podemos incluir, por exemplo, medir e melhorar a qualidade do ar, criar um ambiente agradável com iluminação adequada e automatizar o sistema de aquecimento para que a temperatura desejada prevaleça a cada momento. Estes são apenas alguns exemplos de aplicativos de automação residencial que aumentam o conforto.

A segurança doméstica também pode melhorar a vida cotidiana. Os sistemas de alarme inteligentes estão se tornando cada vez mais precisos e ajudam a evitar roubos, detectando movimentos estranhos em casa e disparando o alarme. A iluminação inteligente também pode contribuir para a segurança.

E, finalmente, você também pode economizar energia com a automação residencial. O uso eficiente de energia elétrica pode reduzir o consumo em sua conta de luz. Plugues inteligentes, medidores de energia e chuveiros também contribuem para isso. Alguns fabricantes oferecem até módulos que fornecem eletricidade aos dispositivos conectados. Isso ajuda a proteger o meio ambiente e economizar energia.

A automação residencial para controlar o consumo de eletricidade residencial também irá economizar seu tempo, automatizando tarefas menos agradáveis. Por exemplo, o funcionamento da máquina de lavar roupa, da máquina de lavar loiça ou mesmo do aspirador. Ao deixar essas tarefas para a automação residencial, você terá mais tempo para fazer outras tarefas em casa que costumam ser negligenciadas.

As vantagens de uma casa inteligente graças à automação residencial são óbvias. Facilita o seu dia-a-dia automatizando processos e simplificando os inúmeros controles que você pode ter em casa. A automação residencial aumenta o conforto, a transparência do consumo de energia elétrica, a segurança e a eficiência energética da mesma.