Como a tecnologia de um sistema ERP pode otimizar os processos na sua empresa

Como a tecnologia de um sistema ERP pode otimizar os processos na sua empresa

Dezembro 9, 2020 0 Por tocadigital

ERP é um processo consolidado de coleta e organização de dados de negócios por meio de um pacote de software integrado. O software ERP contém aplicativos que automatizam as funções de negócios, como produção, cotação de vendas, contabilidade e muito mais.

Em termos gerais, o ERP facilita as operações da sua empresa em todos os departamentos. As soluções ERP melhoram a maneira como você lida com os recursos de negócios, sejam matérias-primas para manufatura ou horas de trabalho para recursos humanos.

Existem muito mais definições de ERP para serviços, que variam conforme se destinam a desenvolvedores, fornecedores ou mídia de tecnologia. A maioria concorda que o ERP se destina a atender todos os departamentos de uma empresa com melhores processos de negócios.

Tipos de ERP por Indústria

Existem vários tipos diferentes de ERP projetados para várias indústrias, a fim de atender às suas necessidades específicas como:

  • ERP de vestuário: A indústria de vestuário tem que lidar com muitas mudanças quando as tendências da moda e as estações mudam.
  • ERP automotivo: os fabricantes de automóveis podem contar com ferramentas ERP para lidar com o gerenciamento de estoque, controle de qualidade e programação.
  • ERP de construção: os empreiteiros de construção precisam manter o controle da mão de obra, materiais, equipamentos e quaisquer trabalhadores que tenham contratado para um trabalho. O software ERP ajuda no gerenciamento de tarefas de construção.
erp para serviços
  • ERP de ensino superior: os sistemas ERP de faculdades e universidades oferecem suporte aos processos de negócios acadêmicos, desde cobrança de mensalidades até notas de exames.
  • ERP de manufatura: Voltando às origens do ERP, ele fornece planejamento de produção, programação de cargas de trabalho de pessoal e de máquina e controle de estoque geral ao longo da cadeia de suprimentos.

Por que é tão importante usar uma solução ERP específica do setor? 

Um sistema ERP geral o sobrecarregará com recursos desnecessários. Por exemplo, os fabricantes precisam de aplicativos para obter matérias-primas, enquanto o setor de ensino superior precisa principalmente de ferramentas de agendamento para alunos, professores e funcionários. Enquanto uma fábrica ainda precisa de ERP com aplicativos de programação, uma escola não precisa de ERP para gerenciar matérias-primas.

Tipos de ERP por implementação

Existem também diferentes tipos operacionais de software ERP, vejamos:

ERP local: este é qualquer software ERP implantado diretamente em seus dispositivos locais. Esses sistemas são projetados para empresas de todos os tamanhos, embora possam ser mais adequados para pequenas e médias empresas.

ERP de código aberto: como qualquer software de código aberto, esta solução permite inspecionar, modificar e aprimorar seu código-fonte ERP. Usar um ERP de código aberto permite que você personalize seu aplicativo para se adequar melhor ao seu local de trabalho.

ERP baseado em nuvem: Qualquer ERP Software-as-a-Service (SaaS) que está disponível por meio de um serviço de hospedagem em nuvem em vez de implantação no local. Esta opção permite acessar dados em tempo real, desde que você tenha acesso à Internet e é adequada para grandes empresas.

ERP híbrido: sistemas de planejamento de recursos empresariais que combinam a implantação no local e na nuvem.

O software ERP baseado em nuvem é ideal para empresas com vários locais que precisam estar em coordenação entre si. Quer saber o que é certo para o seu negócio? Um sistema ERP para sua empresa, vai otimizar todos os seus processo, então ele é muito importante para o seu crescimento.