Como a Internet mudou a maneira como as pessoas compram?

Como a Internet mudou a maneira como as pessoas compram?

Outubro 8, 2021 0 Por tocadigital

Antigamente, as compras eram simples: você dirigia até uma loja, falava com o atendente, sabia o preço e depois repetia algumas vezes até encontrar o melhor negócio. Hoje, porém, as coisas são bem diferentes. Compras online, sites de avaliações, sites de descontos e fóruns online mudaram a forma como abordamos as compras.

Embora seja certamente fácil fazer uma compra sem ter que sair de casa, alguns consumidores ainda preferem lidar cara a cara com outra pessoa ao comprar um novo produto, mas isso não significa que eles não terão vasculhando a internet primeiro para saber sobre o produto desejado.

Especialistas compartilharam suas ideias sobre como a Internet mudou a maneira como as pessoas se relacionam com os varejistas tradicionais e como os varejistas tiveram que se adaptar a essa nova forma de envolvimento.

O que mudou?

Se você voltar para antes da internet, todos os consumidores entraram em seus carros, dirigiram até a loja local e fizeram suas compras dessa forma. Eles também faziam suas pesquisas dessa maneira e, portanto, os consumidores gastavam muito mais tempo vagando por diferentes lojas, fazendo pesquisas, obtendo informações, obtendo preços, etc.

Com a internet, e onde estamos hoje, muito desse trabalho de pesquisa é feito na internet. E então algumas pessoas vão comprar na internet, e minha experiência é que há duas razões principais pelas quais elas compram na internet: uma é o preço e a outra é a conveniência. Você pode fazer compras 24 horas por dia, sete dias por semana na Internet, e isso é adequado para muitas pessoas.

Onde estamos agora é uma coisa chamada omni-channel, que é onde eles usam canais diferentes em momentos diferentes para finalidades diferentes. Algumas pessoas vão pesquisar e entrar em uma loja e comprar. Algumas pessoas vão a uma loja para pesquisar e comprar na Internet. 

Até mesmo se você tiver uma empresa que realiza a fabricação de embalagem de café, você consegue utilizar diversas estratégias que moldam a maneira como você vende suas embalagens.

O bom da Internet é que ela permite que você esteja na frente de clientes em potencial sempre que eles estiverem procurando por produtos ou serviços que você fornece, não importa a hora do dia ou a localização do cliente – algo que armazena de tijolo e argamassa simplesmente não consigo alcançar. 

Portanto, embora os operadores baratos baseados na Internet possam reduzir o preço dos varejistas, os varejistas tradicionais podem aproveitar a capacidade da Internet de estar em todos os lugares o tempo todo para se promoverem a clientes em potencial – mesmo quando a loja física não está em negociação.

A internet é uma interface bastante não emocional que realmente depende não muito mais do que preço. Eu acho que se for usado corretamente como um método de entrega de informações, pode se tornar uma ótima ferramenta e ativo para uma empresa multicanal.

Portanto, o varejo hoje provavelmente requer que participe online, mas o faz de uma forma que apóia seu próprio negócio. Então, acho que pode realmente ajudar a melhorar o negócio de varejo, mas só acho que precisa ser usado de uma forma que seja personalizada e entendida como vai beneficiar especificamente esse negócio em particular. 

Mantenha seus clientes na loja

Outro bônus de lidar exclusivamente com clientes cara a cara é que você pode construir um relacionamento com eles. Mas vale a pena ser realista – você deve esperar que seus clientes tenham feito suas pesquisas na Internet antes de procurá-lo.

Com o lado da Internet, geralmente descobrimos que enquanto os preços estão disponíveis, alguns podem verificar os preços, mas geralmente se trata de uma transação face a face. Nós realmente nos concentramos em um serviço excelente, por isso temos um relacionamento forte com nossos clientes.

Por sermos uma operadora de telefonia móvel, temos a vantagem de estar em seu quintal. A Internet é ótima para comprar preços, mas quem sabe que equipamento deve ser instalado? Só porque você está substituindo algo lá ainda não significa que esteja necessariamente certo. Você realmente não pode verificar isso na internet. O outro grande problema é o serviço

Pelas informações contidas nesse artigo, podemos observar como a internet mudou a maneira de como realizamos as nossas compras e também de como nos conectamos com uma marca em questão. As mudanças estão em contínua mudança e vamos esperar para ver qual será a mais nova tecnologia que a internet vai nos oferecer.