Com as tendências de embalagens para comércio eletrônico, as marcas devem pensar fora da caixa

Com as tendências de embalagens para comércio eletrônico, as marcas devem pensar fora da caixa

Janeiro 14, 2021 0 Por tocadigital

O setor de varejo está passando por uma transformação digital. Com o crescimento do e-commerce, dispositivos inteligentes, carteiras digitais e uma base de clientes cada vez mais experiente em tecnologia, a experiência de varejo está passando pelo que parece ser uma mudança permanente. Como a mudança das prateleiras das lojas para as compras online muda a forma como as marcas embalam seus produtos? Quais são as principais tendências de embalagens de e-commerce? Como as tendências de embalagens para o consumidor exigem mudanças? 

De 2016 a 2020, o mercado global de e-commerce deve crescer bastante. Como parte dessa ascensão, as marcas devem considerar um elemento crítico de seu modelo de vendas: a experiência do cliente em função do canal de compra. A experiência na loja é bem diferente da experiência na tela, dessa forma é muito importante utilizar embalagens personalizadas que chamem a atenção do seu cliente como sacolas personalizadas, envelope de segurança personalizado, caixas personalizadas e etc, a embalagem é fundamental para a fidelização de seu cliente.

Otimizar a experiência do cliente é diferente para lojas físicas e sites de e-commerce. O ambiente na loja requer a criação de uma experiência na prateleira que encante e faça o cliente comprar. Mas essa experiência é completamente diferente em um ambiente de e-commerce. O cliente faz a seleção em um mundo 2D e não tem a capacidade de tocar ou sentir o produto antes de tomar a decisão de compra. Adicione a isso o considerável desgaste que um produto suporta antes mesmo de chegar e a experiência virar de cabeça para baixo. 

envelope de segurança personalizado

Uma  pesquisa de tendências de embalagens com foco na mudança inevitável do varejo tradicional para os canais de e-commerce e explorou como as marcas podem apoiar uma transição bem-sucedida para ficar à frente da curva. Conduzida por uma empresa de pesquisa terceirizada, a pesquisa foi projetada para revelar a evolução das considerações de embalagem das marcas à medida que a nova realidade do varejo se estende das prateleiras das lojas ao ambiente online.  

Tendências de embalagem para as lojas online

Dados demográficos da pesquisa de tendências de embalagem para comércio eletrônico

representando gerentes e tomadores de decisão de nível executivo em setores como bens de consumo embalados, alimentos e bebidas, industrial, produtos de saúde de consumo e eletrônicos, mais de 200 profissionais de manufatura responsáveis ​​por decisões de embalagem participaram da pesquisa de tendências de embalagem de comércio eletrônico, principalmente de empresas de médio a grande porte no Brasil.

envelope de segurança personalizado

Enquanto 27% dos entrevistados vendem exclusivamente online, 54% apóiam uma combinação de canais online e físicos. Para aqueles que utilizam o e-commerce como canal, 91 por cento veem as vendas do e-commerce como importantes para seus modelos de receita e outros 88 por cento esperam que cresçam nos próximos dois anos.

Experiência do cliente e tendências de embalagem para comércio eletrônico

Noventa e cinco por cento dos entrevistados disseram que a embalagem afeta a experiência de compra online. Embora o processo de compra seja importante para o e-commerce, a experiência do cliente não termina aí. Na verdade, a experiência física começa quando o consumidor recebe a remessa que contém o produto.

Ao pensar sobre os fatores de embalagem que afetam a experiência do cliente após uma compra online, a maioria dos entrevistados acredita que a condição da embalagem na chegada teve o maior impacto. Mas outros fatores, como a facilidade de abrir a embalagem, o conteúdo extenso da embalagem secundária, o transporte com custo reduzido e a garantia de que as instruções não sejam perdidas dentro da embalagem também afetam a experiência do cliente. Então, onde entra a embalagem pronta para e-commerce?

envelope de segurança personalizado

Nossos entrevistados concordam que ambas as embalagens boas e ruins podem ter um impacto significativo na experiência do cliente. Setenta por cento dos profissionais acreditam que uma boa embalagem pode criar uma experiência memorável para o cliente, enquanto 71% concordam que uma embalagem ruim pode arruinar a experiência do cliente.  

Dito isso, dois em cada três profissionais de embalagens acreditam que as necessidades das embalagens de e-commerce são diferentes das prateleiras das lojas. Um olhar mais atento revela que as marcas que vendem principalmente por meio de canais online entendem a importância de embalagens exclusivas para suas iniciativas de comércio eletrônico. A maioria das marcas vê as diferentes demandas do e-commerce e respondeu a essas demandas com diferentes  soluções de embalagem .