8 maneiras de manter uma rotina de home office saudável

8 maneiras de manter uma rotina de home office saudável

Novembro 25, 2021 0 Por tocadigital

De acordo com uma pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 11% da população está em modelo home office de trabalho na pandemia. No entanto, há alguns cuidados básicos para você tornar o modelo de trabalho mais saudável.

Você não quer passar por uma desratização, por exemplo, enquanto está trabalhando de casa. Isso só ia causar menor produtividade no trabalho.

Durante a COVID-19, o modelo home office de trabalho se tornou uma opção segura para as empresas continuarem funcionando. Com pouco tempo de adaptação, muitos colaboradores ainda estão aprendendo como trabalhar de casa.

Junto com o benefício do necessário isolamento social, o modelo home office de trabalho também apresentou desafios. É difícil conciliar o espaço e a rotina em casa para ter foco e concentração nas atividades profissionais. Por isso, aprenda 8 maneiras de manter uma rotina de home office saudável.

1 – Mantenha uma rotina

Ao acordar, tenha uma rotina pré-estabelecida. Você pode tomar café, ligar o computador e ter uma lista de tarefas prioritárias para executar. O mais importante é ter um horário para começar o trabalho e um horário para terminar o expediente. 

2 – Organize o espaço do home office e feche a porta

Ter um espaço ou até mesmo um cômodo exclusivo para trabalhar é fundamental. Não faça de sua residência inteira um escritório pessoal. Mantenha seu ambiente de trabalho limpo e organizado. Utilize roupas e uma cadeira confortável. Mantenha a porta fechada para evitar interrupções.

3 – Fique longe de distrações

Não mantenha a TV ligada nem nada que possa distrair você do trabalho. O celular pode ser outro vilão para sua concentração. Caso um cônjuge ou até filhos estejam em casa no seu momento de trabalho, converse com eles para não distraírem você nos horários determinados. Assim, você pode terminar suas tarefas no período programado, sem precisar prolongar o expediente.

4 – Faça um cronograma

No dia anterior, sempre faça uma lista das tarefas profissionais para o dia seguinte. O ideal é planejar assim que um dia de trabalho terminar. Organize tudo com o mais importante para ser executado primeiro.

5 – Faça pausas durante o expediente  

Já é comprovado que o cérebro só fica concentrado em uma tarefa por 60 a 90 minutos. Depois desse período, é indicado uma pausa de 15 a 20 minutos. Portanto, como o home office oferece flexibilidade, tenha horários para as pausas e também para o almoço.

6 – Realize vídeochamadas

Para se comunicar com eficiência com clientes, chefia, colegas de trabalho ou até fornecedores, combine vídeochamadas. Isso vai facilitar a comunicação da equipe e manter o diálogo mais fluido e direto. Não se esqueça de se vestir adequadamente para uma reunião online.

7 – Tenha uma comunicação efetiva

Para se manter focado e concentrado, evite muitas ligações no celular e mensagens de trabalho interrompendo suas tarefas. Utilize ferramentas online que otimizam a comunicação entre a equipe, como o WhatsApp Web, por exemplo.

8 – Tenha um lugar para relaxar

Tenha um cômodo da casa, que não seja o mesmo para o home office, para descansar. Uma iluminação suave, músicas de sua preferência e móveis confortáveis podem afastar o estresse da vida profissional em casa.