7 dicas para escolher a tecnologia certa para sua empresa

7 dicas para escolher a tecnologia certa para sua empresa

Setembro 6, 2021 0 Por Janaina

Usar a tecnologia certa para o seu negócio permite que você atenda a todas as suas necessidades e resolva seus problemas. Mas como você sabe qual é a tecnologia “certa”?

Seria ideal se você só tivesse que investir na tecnologia certa uma vez, mas o mundo da tecnologia está em constante evolução. O que funcionou há dois anos pode ser considerado obsoleto hoje. 

Basta observar o que está acontecendo em inteligência artificial, serviços de TI, telecomunicações e gerenciamento de dados, entre outros campos. Todos esses componentes tecnológicos passaram por avanços rápidos em menos de uma década.

Quer você seja um único proprietário ou uma empresa de pequeno a médio porte, precisa ter certeza de que as tecnologias que usa em seu negócio estão atualizadas. Isso não significa que você sempre terá que comprar o software e os dispositivos mais recentes.

Você apenas deve ter a tecnologia que funciona agora para ajudá-lo a executar suas operações da forma mais perfeita possível. Investir na tecnologia certa ajudará a garantir que sua empresa permaneça aberta e relevante agora e no futuro, mesmo em tempos de incertezas econômicas.

Por exemplo, uma máquina de escrever pode ter sido essencial duas ou três décadas atrás. Mas comprar uma hoje seria impraticável, senão um total desperdício de seus recursos. A mesma história vale para aparelhos de fax.

Como escolher a tecnologia adequada para sua empresa

Ao decidir em quais ferramentas de negócios investir, você precisa separar quais podem realmente ajudar suas operações de negócios daquelas tecnologias que podem não ser tão úteis. Lembre-se de que nem todas as coisas novas e brilhantes são douradas. 

Esse é o caso da inteligência de negócios. É uma das novas frases favoritas usadas nos negócios hoje. À medida que a coleta de dados se tornou mais eficiente, as empresas se descobriram afogadas em informações e incapazes de tomar decisões estratégicas.

Portanto, se você não investir em novas ferramentas otimizadas de business intelligence, pode estar contando com dados desatualizados ou irrelevantes. Para que sua empresa prospere, você precisa transformar os dados em estratégia de maneira eficaz. Isso só pode acontecer se você investir nas ferramentas certas, como aprendizado de máquina, para os diferentes aspectos do seu negócio. 

Dicas para escolher a tecnologia certa para sua empresa

A nova tecnologia ajudará a alavancar seu negócio e aumentar o ROI. Aqui estão sete dicas para ter em mente ao escolher a tecnologia certa.

Escolha a tecnologia que melhora os seus processos de negócios 

A adoção de novas tecnologias pode custar caro. É a razão pela qual você precisa escolher em quais investir. Para determinar se você está procurando a tecnologia certa, você precisa se perguntar se ela vai melhorar a maneira como você faz negócios hoje. 

Um exemplo claro seriam as ferramentas de comunicação que você usa. À medida que mais empresas se adaptam a configurações remotas e e-commerce, um sistema de telefone comercial moderno como o descrito em openphone.co deve fornecer recursos e funcionalidades essenciais para atender às necessidades de negócios, especialmente entre pequenas e médias empresas. 

Investir em um novo sistema de comunicação ou telefone permitirá que você administre seu negócio, atenda a seus clientes e trabalhe com sua equipe em qualquer lugar.

Precisa atender às necessidades da sua empresa

Ao adquirir tecnologia para o seu negócio, as necessidades da sua organização devem sempre servir como o seu guia.

Muitas empresas tendem a ignorar suas necessidades ao implementar novas tecnologias no local de trabalho. Atender às suas necessidades não é apenas melhorar seus processos de negócios. O objetivo é fornecer a sua equipe e a você as ferramentas para realizar seus trabalhos. 

Procure por tecnologia que seja usada por concorrentes

Mudar para uma nova tecnologia nunca é fácil. Mas isso não significa que não haja atalhos. Ao comprar uma nova tecnologia, faça questão de perguntar em seu setor. Visite fóruns ou participe de exposições. 

Com certeza, a tecnologia que seus concorrentes e outros participantes de seu setor estão usando também beneficiará sua organização. Por exemplo, se a maioria das empresas em seu setor adotar a tecnologia de computação em nuvem, adaptá-la ao seu negócio seria uma decisão inteligente.

Tem que passar pela sua análise de custo-benefício

Você pode comprar as soluções de negócios perfeitas quando quiser. Mas se o seu orçamento não é suficiente ou, pior, os benefícios pretendidos para a tecnologia não correspondem aos seus custos, então não há por que comprar essa tecnologia.

Certifique-se sempre de que as inovações em que você investe se adequam ao seu negócio e não o contrário. Os melhores e mais caros técnicos nem sempre são o que sua empresa precisa. Faça uma análise de custo-benefício para não gastar seu dinheiro às cegas.

Você precisa de uma tecnologia fácil de usar e integrar

Em última análise, você e seus funcionários serão aqueles que usarão qualquer nova tecnologia que você comprar. Você deve escolher um que ofereça uma experiência de usuário tranquila. 

Você não quer ter um novo software ou dispositivo com todos os recursos apenas para você e seu pessoal terem problemas de usabilidade. Lembre-se sempre de que a tecnologia certa é aquela que funciona para você. 

Deve funcionar agora e no futuro previsível

O momento em que a tecnologia à prova de futuro se tornará uma realidade, será o momento em que você deve estar conectado. A tecnologia de negócios está avançando rapidamente. Um ou dois anos parecem uma eternidade quando se trata de inovações em softwares e dispositivos empresariais. 

Dito isso, o melhor que você pode esperar é ter uma tecnologia que funcione agora e no futuro próximo, não para sempre. Você deseja uma solução de negócios que aprimorará suas operações nos próximos três a cinco anos. A adaptação a novas tecnologias acarreta não apenas custos, mas também interrupções em sua produtividade. Então, você não quer fazer isso todos os anos.

Certifique-se de que é apoiado por uma segurança confiável

Além de melhorar seus processos de negócios e atender às necessidades de sua organização, sua nova tecnologia também deve ter uma segurança de sistema robusta. 

Como as conexões sem fio se tornaram a norma entre as empresas hoje, a tecnologia certa não deve ser seu elo mais fraco quando se trata de ataques de hackers e outras entidades que podem querer roubar seus dados. Sempre opte por tecnologias que foram certificadas e verificadas.

Pronto para encontrar a tecnologia certa para o seu negócio?

A escolha da tecnologia certa para o seu negócio é crucial para a sua produtividade e resultados financeiros. Mas em uma época em que software e dispositivos se tornam desatualizados mais rápido do que as empresas podem se adaptar, implementar novas tecnologias é mais fácil de falar do que fazer, mesmo se você tiver os meios para comprar.

Se você planeja integrar novas tecnologias em sua organização, seus principais objetivos são fornecer soluções para suas necessidades e melhorar seus processos.