5 grandes vantagens da rede 5G

5 grandes vantagens da rede 5G

Março 22, 2021 0 Por tocadigital

Há muito tempo que ouvimos falar da rede 5G, um termo que vem ganhando cada vez mais relevância.

Para manter as coisas simples, a rede 5G é a quinta geração de tecnologias de telefonia móvel e é a sucessora da tecnologia 4G. A implantação desta nova tecnologia mudará completamente a maneira como nos comunicamos e marcará uma verdadeira revolução em nosso tempo.

Então, que novidades podemos ter com a rede 5G? Aqui estão algumas das vantagens que virão com a implantação dessa tecnologia.

Mais dispositivos conectados

A rede 5G deve suportar um número maior de dispositivos conectados do que 4G LTE. Ao que tudo indica, deve ser 1 milhão por quilômetro quadrado. É um número alto, mas considere que essa tecnologia vai impulsionar a Internet das Coisas, o que fará com que muitos outros dispositivos do dia-a-dia terão interconexão digital.

A infraestrutura de tecnologia 5G tem maior potência e isso ajudaria a evitar saturações na rede, principalmente em grandes aglomerados. Isso acabaria com as perdas de cobertura em grandes eventos, como concertos, celebrações em massa, final de ano, etc.

Conexões rápidas e melhores

Antes de nos aprofundarmos neste ponto, é importante destacar que as redes 4G atingem velocidades de até 1GB/s, enquanto as redes 5G podem ultrapassar 10 GB/s, então essa tecnologia seria até 10 vezes mais rápida e isso seria ótimo para baixar conteúdo.

Isso significa que, por exemplo, se você tem internet em casa e deseja baixar um vídeo ou filme, pode fazê-lo em questão de segundos.

Bateria mais duradoura

Os usuários notarão uma economia notável de bateria, pois a tecnologia 5G deixa que a infraestrutura 4G funcione, permanecendo inativa até que o usuário solicite processos que exigem velocidades muito mais rápidas.

Mas, além disso, seria impensável permitir que uma tecnologia com esse tipo de especificação fosse implantada em dispositivos móveis que não possuem uma arquitetura preparada para isso.

As empresas de microprocessador estão desenvolvendo chips para otimizar e equilibrar o binômio em termos de desempenho e consumo. Não apenas veremos mais potência para desfrutar de uma experiência de Gaming, realidade virtual, ver tv online ou entretenimento, como também os processos desses processadores permitirão maior duração da bateria. 

Menor latência

Latência: em outras palavras, é o tempo que leva para os dados percorrerem a distância entre o emissor e o receptor. Isto também mudará com a chegada do 5G.

Com esta nova geração de tecnologia, o tempo pode ser reduzido para 1 ou 2 milissegundos, o que é uma redução significativa em comparação com os 20 milissegundos das redes 4G atuais.

Mesmo vários estudos indicaram que a estimativa da rede 5G é entre 60 e 120 vezes mais rápida do que as latências 4G médias. Dessa forma, as interações com a Internet ou a nuvem serão quase instantâneas.

Abertura de novos negócios

A chegada da Internet não só revolucionou completamente nossas formas de comunicação, mas também estabeleceu vários modelos de negócios.

A implantação da rede 5G permitirá o surgimento de novos negócios relacionados ao controle de dados, mais serviços online, automação de infraestrutura, agricultura inteligente, cidades inteligentes, saúde, logística e inúmeros outros nichos.