5 famosos importantes para o movimento negro

5 famosos importantes para o movimento negro

Novembro 18, 2021 0 Por tocadigital

O mês de novembro é importante para promover o Dia da Consciência Negra que será dia 20 de novembro de 2021. Por isso, vários eventos estão marcados pelo país todo. A maioria é gratuita.

É hora de parar um pouco de estudar no Bradesco Cursos e dar atenção a esse ativismo tão importante. Afinal, nomes que se destacam em novelas e até filmes internacionais possuem mais relevância na hora de lutar contra o racismo.

Além disso, você pode aproveitar o mês de novembro para se informar melhor sobre a luta negra contra o racismo, seja em eventos ou mesmo informações na internet. Agora confira 5 famosos importantes que atuam na luta contra o racismo.

Taís Araújo e Lázaro Ramos

Dois nomes de peso nas telinhas brasileiras compõem os primeiros famosos importantes. Lázaro Ramos escreveu um livro contra o racismo chamado “Na Minha Pele” em 2017. O livro demorou dez anos para ser concluído e está cheio de histórias pessoais e reflexões.

Já Taís Araújo foi nomeada uma das 100 Pessoas Mais Influentes de Descendência Africana (Mipad) em 2021. Essa iniciativa é para mostrar fortes famosos que deram contribuições positivas para o mundo.

Viola Davis

A atriz Viola Davis ficou popular por causa da série How To Get Away With Murder. No entanto, ela não é apenas uma atriz. Viola Davis sempre pautou todas as problemáticas por ser uma mulher negra na indústria cinematográfica.

Em 2015, na premiação do Emmy, Viola Davis discursou sobre as batalhas do movimento negro contra o racismo. Ela declarou que a única coisa que separa mulheres negras de outras mulheres, são as oportunidades.  

Ruth de Souza

A atriz Ruth de Souza marcou a história por ser a primeira artista negra a se apresentar no Teatro Municipal do Rio de Janeiro em 1945. Ela fez parte da peça O Imperador de Eugene O’Neil’. A montagem era do Teatro Experimental do Negro, que tinha como objetivo combater a discriminação racial e dar visibilidade aos artistas negros.

Na TV, a atriz também foi uma pioneira. Ela fez trabalhos na TV Tupi, Record e TV Excelsior. Em 1968, Ruth de Souza foi contratada pela Globo para interpretar a mãe de santo Tuiá na novela Passos dos Ventos. Ela ainda continuou na Globo com mais papéis marcantes. Ela trabalhou por 50 anos na emissora, com 30 trabalhos no currículo.

Infelizmente, Ruth de Souza faleceu em 28 de julho de 2019.

Samuel L. Jackson

Samuel L. Jackson está com 74 anos atualmente. Ele será para sempre lembrado por ser um voluntário no funeral de Martin Luther King. Ele não foi parte dos Black Panthers (uma organização urbana socialista revolucionária de 1966), mas o ator despertou para o ativismo e luta pelos direitos civis.

Lupita Nyong’o 

Lupita Nyong’o é uma voz poderosa no ativismo negro. Ela participou de produções como Pantera Negra e Nós, que denunciou abusos. Além disso, ela também participou de campanhas para preservar a memória negra. Vale mencionar que a atriz é ativista em causas feministas e diversidade racial.