5 Benefícios que um sistema ERP pode trazer para sua empresa

5 Benefícios que um sistema ERP pode trazer para sua empresa

Janeiro 25, 2021 0 Por tocadigital

Este artigo descreve os cinco principais benefícios de ERP que as empresas obtêm com o uso de uma solução ERP, define o que é um software de planejamento de recursos corporativos e explica por que as empresas optam por implementar o software ERP.

Existem empresas que podem te ajudar com uma consultoria de qualidade, e uma consultoria protheus pode otimizar os processos da sua empresa para você ter muito mais tempo com outras prioridades.

O que é um sistema ERP?

Os sistemas de planejamento de recursos empresariais (ERP) são um tipo de software que integra os principais processos de uma empresa. Tradicionalmente, esses eram sistemas usados ​​principalmente por grandes empresas multinacionais, pois sua operação era cara e precisavam de uma equipe de TI dedicada para cuidar de sua implantação e manutenção.

Quais empresas adotam o ERP?

As empresas selecionam o software ERP por vários motivos. Um dos motivos é o quão prontamente disponíveis os sistemas ERP se tornaram em vários setores, mesmo em nichos de mercado.

consultoria protheus

Por exemplo, algumas soluções ERP atendem às necessidades específicas de lojas de varejo , enquanto outras atendem às necessidades de instalações de saúde , e ainda outras atendem às especificidades de produtores de petróleo e gás, e assim por diante.

Quase todas as organizações hoje podem encontrar uma solução para atender às suas necessidades de negócios.

Benefício ERP 1: Gerenciando Seu Negócio 

Um dos principais benefícios da solução ERP em uma empresa moderna é que você pode gerenciar muitas áreas de negócios centrais com apenas um sistema.

Vejamos o exemplo de um sistema ERP de manufatura. A estrutura típica de uma solução de ERP de manufatura consiste nestas categorias funcionais principais:

  • Finanças
  • Recursos humanos
  • Gestão de manufatura
  • Gestão de inventário
  • Gestão de compras
  • Gestão da Qualidade
  • Gerenciamento de vendas

É uma lista e tanto! Se a sua organização não está usando uma solução corporativa como um sistema ERP, provavelmente está usando um aplicativo diferente para cumprir cada uma dessas funções. E quando as empresas gerenciam várias funções separadamente, muitos problemas podem surgir. Esses incluem:

  • Erros de dados
  • Duplicação de funções ou registros
  • Falta de visibilidade do negócio como um todo

Falta de comunicação entre as diferentes áreas do negócio

Uma solução ERP integra todas essas funções de negócios distintas em um único sistema e permite que eles se comuniquem entre si. Por exemplo, quando sua equipe de vendas confirma um pedido, seu sistema ERP irá gerar automaticamente uma transação para o departamento financeiro, produzir uma ordem de serviço para o chão de fábrica, atualizar seu estoque e notificar o departamento de compras para reabastecer o estoque apropriado.

Se sua empresa possui um sistema de registro para gerenciar suas informações e processos, todas as suas áreas funcionais podem basear suas decisões e ações no mesmo conjunto de dados. Isso significa que todos os departamentos administram a empresa usando as mesmas informações – existe uma versão da verdade.

Benefício 2 do ERP – Sistemas ERP mais novos são fáceis de atualizar

A tecnologia muda rapidamente, o que significa que os sistemas corporativos legados não podem mais suportar o crescimento da empresa. Muitos podem até impedir uma empresa de expandir seus negócios. Além disso, o custo de atualização da programação de um sistema antigo muitas vezes aumenta rapidamente. Em algum ponto, as empresas descobrem que não faz sentido manter um sistema antigo em funcionamento. Em vez disso, é prático e financeiramente viável migrar para uma solução moderna e integrada.  

ERP Benefício 3: Sistemas ERP Simplificam Processos de Negócios

Ao selecionar e implementar um sistema ERP, as empresas são forçadas a considerar – ou reconsiderar – seus processos de negócios e fluxos de trabalho. É uma oportunidade perfeita para avaliar o que faz sentido, o que funciona, o que é importante e o que pode ser melhorado. Executando o sistema ERP, sua organização pode ganhar velocidade, eficiência e precisão em suas operações comerciais.

Um dos benefícios de usar o sistema ERP é que, por meio da automação e integração, o sistema aumenta a produtividade da sua organização e reduz o tempo e os custos com mão de obra. Outras vantagens incluem que um sistema ERP ajuda você a atender às demandas de seus parceiros de negócios e partes interessadas externas e pode manter seus funcionários felizes e produtivos.

Benefício 4 do ERP: os sistemas ERP ajudam você a analisar melhor os dados da sua empresa

Os benefícios do planejamento de recursos corporativos incluem transformar a maneira como você coleta e analisa dados em toda a sua empresa, ajudando suas equipes de dados a identificarem percepções precisas sobre toda a sua operação rapidamente. Eles fazem isso de duas maneiras gerais:

Acesse dados de um repositório por meio de vários dispositivos: essas soluções permitem que as partes interessadas acessem dados de negócios cruzados de uma fonte, mas por meio de muitos dispositivos (incluindo telefones e tablets) e independentemente da localização. Isso permite uma análise de dados mais eficiente e precisa do que se os dados estivessem armazenados em vários sistemas. Os especialistas em dados podem executar análises com mais facilidade e identificar com eficiência as tendências de negócios e problemas potenciais.

Dados em tempo real: o ERP oferece dados em tempo real sobre processos de negócios, recursos e status de trabalho. Isso significa que os usuários podem ter certeza de que as informações que veem são atualizadas e relevantes, o que muitas vezes não é o caso com sistemas legados.

Benefício 5 do ERP: atendendo às expectativas do cliente

Seus clientes têm grandes expectativas, sejam eles consumidores individuais ou outras organizações. Muitos consumidores agora esperam ter uma experiência multicanal perfeita – por exemplo, eles podem querer navegar em um catálogo de produtos na loja, fazer um pedido online, receber o item no ponto de venda mais próximo e retirá-lo de casa para reparos.

Seus clientes também esperam receber um serviço consistente, independentemente do departamento de sua empresa com o qual eles interagem. As empresas precisam garantir que seus vários departamentos se comuniquem perfeitamente entre si, de modo que, a qualquer momento, cada departamento tenha as informações relevantes do cliente na ponta dos dedos e possa interagir de forma eficiente com um cliente por meio de qualquer canal.

Empresas como a sua costumam fazer mudanças para atender a essas expectativas. Para adaptar seus processos e atender a essas altas expectativas, as empresas têm investido fortemente em tecnologia.